sexta-feira, 2 de março de 2012

A Guerra Fria

A guerra fria foi um período de conflitos indiretos e disputas tecnológicas, principalmente pela corrida espacial, quem chegaria ao espaço e à Lua primeiro E.U.A ou a União Soviética?
Essa disputa foi entre os E.U.A e a União Soviética (a atual Rússia) que eram as duas super potências naquela época. É chamada "fria" porque não houve guera direta, batalhas militares, foi uma guerra "desarmada".
A corrida armamentista pela criação de maiores armas nucleares foi o principal objetivo na primeira metade da guerra fria. Para não passar por uma guerra aberta e direta as duas nações resolveram disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo mundo. E mesmo se existisse outra super potência entre 1945 e 1991 apenas E.U.A e URSS tinham capacidade de nuclear de segundo ataque.
A corrida espacial está relacionada à disputa tecnológica entre esses países que queriam aumentar seus arsenais militares. Os dois países investiram pesadamente em uma tecnologia aeroespacial de mísseis e foguetes. Em novembro de 1957, os russos lançaram o primeiro ser vivo à órbita, a cadela Laika. E.U.A entrou na corrida mas os soviéticos estavam um passo na frente e em 1961 eles conseguiram lançar o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo (Yuri Gagarin). A partir daí a disputa ficou tão pesada a ponto do então presidente dos Estados Unidos John Kennedy prometer enviar homens à Lua e voltarem com vida até o fim da década.
E foi assim, os soviéticos tentaram várias vezes com outro projeto, mas o projeto Apollo dos Americanos foi mais eficiente, claro, que tentando muitas vezes. O passo seguinte era pousar na Lua e a missão Apollo 11 conseguiu realizar com sucesso a missão levando Neil Armstrong e Buzz Aldrin a serem os primeiros humanos à pisarem na Lua e depois de algum tempo teve-se o fim da guerra fria.  

Um comentário: