quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Animes e Mangás


Animes são literalmente desenhos animados, todo desenho que é produzido no Japão.
A palavra anime tem significados diferentes no Japão e no ocidente, no Japão significa tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional e no ocidente significa todo desenho animado que vem do Japão.
Anime não é um gênero, é um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com assuntos variados dentro de todos os gêneros possíveis, comédia, terror, aventura, romance, etc.

A maioria dos animes tem sua versão em mangá como DRAGON BALL, NARUTO, CAVALEIROS DO ZODÍACO e outros. Mangá é a versão em quadrinhos do anime.
As principais características dos animes são seus olhos grandes e bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas para dar mais emoções aos personagens.
Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna.
Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá.
Os principais animes ou os que fizeram mais sucesso no Brasil são: Dragon Ball, Naruto, Yugi Ho, Cavaleiros do Zodíaco e outros.
 Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterosexuais, mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.

 Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:
  • gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;
  • diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
  • nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.
 Enfim animes e mangás fazem bastante sucesso tanto no Japão quanto na América e em outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário