quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A primeira guerra mundial



A primeira guerra foi marcada por muitas mortes e muitas nações envolvidas, inclusive Brasil, Estados Unidos e Japão.
Estavam quase todos contra a Alemanha, sendo que o começo de tudo foi causado pela morte do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia que aconteceu em Sarajevo, capital da Bósnia.
Esse atentado não seria o único motivo pela guerra, os grandes impérios europeus já estavam esperando uma guerra eles só precisavam de um tiro para começá-la, e esse foi o tiro inicial. Essa guerra ficou conhecida como "a grande guerra" pelo número de mortos.
A disputa por terras e colônias era intensa entre os europeus no início do século XX.
Além da Grã-bretanha, França e Alemanha, as disputas imperialistas envolviam também a Áustria, a Itália e a Rússia. Criou-se, desta forma, um complicado jogo de interesses entre os estados europeus.
O governo Sérvio desafia o império Austro-Húngaro. A Rússia então passa a apoiar a Sérvia, numa guerra contra o império Austro-Húngaro.

Bastou uma semana : a Europa está em guerra 

Depois que a Sérvia foi invadida pelas tropas austro-húngaras, a Rússia agiu como os sérvios previam: começou a preparar suas forças para uma guerra contra o império Austro-Húngaro. Imediatamente, a Alemanha que era aliada da Áustria, exigiu que a Rússia interrompesse os preparativos militares. Como não foi atendida a Alemanha declarou guerra à Rússia, e dois dias depois à França.
Ninguém imaginava que a guerra duraria muito tempo, por exemplo a Alemanha pretendia acabar com as forças francesas em poucas semanas e depois acabar com a Rússia. Os alemães acreditavam na vitória rápida que chamaram de "guerra relâmpago" a movimentação de suas tropas. O império russo estava em desvantagem, seu armamento era muito inferior e seus soldados não haviam sido suficientemente treinados. Os alemães vinham vencendo batalhas uma a uma.

Os japoneses, que já estavam na guerra ocupava colônias alemães na Ásia. O Japão participava da guerra no campo dos aliados, o mesmo fizeram Itália, Portugal, Romênia, Estados Unidos, Grécia e Brasil. O império Otomano, e a Bulgária se juntaram à Alemanha e ao império Austro-Húngaro. Aos poucos a guerra foi se estendendo pelo mundo e uma guerra que começou na Europa acabou se tornando uma guerra mundial.
  
A Alemanha declarou que se qualquer navio passasse por suas águas iriam afundá-lo, assim eles afundaram vários navios norte-americanos. E os Estados Unidos ajudou muito a combater a Alemanha.
Nessa época além do submarino, outras inovações tecnológicas foram utilizadas na primeira guerra: metralhadoras, lança-chamas, tanques, gases venenosos, canhões de longo alcance, aviões. Houve entre 8 e 9 milhões de mortos e cerca de 20 milhões de mutilados sem contar as perdas humanas por epidemias e fome.
Logo depois que os Estados Unidos entra na guerra a Rússia se retira.
Com a saída dos russos os alemães não precisavam mais se preocupar com a frente oriental. A Alemanha recua para os Estados Unidos cada vez mais.
Com o recuo dos alemães seus aliados começaram a desistir. Bulgária, Turquia e império Austro-Húngaro se retiram um a um da guerra.
Sustentar a guerra sozinha ficava cada vez mais difícil para  Alemanha. O bloqueio aliado aos portos alemães causava grande escassez de alimentos e provocava o descontentamento do povo.
O imperador da Alemanha viu-se obrigado a fugir do país, indo exilar-se na Holanda. Enquanto isso a monarquia era substituída pela república. Formou-se um governo provisório dirigido pelos socialistas, e foi assinado um armístico(acordo que iria suspender a luta) com os aliados, em 11 de novembro de 1918, que iria por fim à guerra.

O fim da guerra mudou muita coisa no mapa europeu, a Áustria passou por grandes mudanças, a monarquia foi substituída por república como forma de governo. Em segundo sofreu uma punição imposta pelos vencedores. Três quartos de seu território foram separados e formaram novas países: Hungria, Polônia, Iugoslávia e Tchecoslováquia.
Desapareceram quatro impérios: RUSSO, ALEMÃO, AUSTRO-HÚNGARO E OTOMANO, surgiram novos países e as fronteiras foram alteradas.
Surgiu o primeiro país socialista da história: a UNIÃO SOVIÉTICA (no lugar da Rússia)
Surgiram novas armas, muito mais mortíferas do que as existentes antes da guerra, destacando-se o lança chamas, o tanque de guerra, as armas químicas e o uso de avião para bombardeiro.

DE FATO A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL MUDOU RADICALMENTE O MUNDO E AJUDOU PARA QUE VÁRIOS NOVOS PAÍSES SURGISSEM.
    


3 comentários:

  1. Adorei o resumo , apesar de ser são paulino vc sabe colocar as partes importantes em tão pouco espaço , foi o primeiro resumo da 1ª guerra , descente que encontrei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse resumo adorei

    ResponderExcluir
  3. seus otarios kkkkk filha da puta

    ResponderExcluir